Antes de vir pra cá, fui na Leitura comprar um bom estoque de livros pra trazer. Mas também queria algo de algum escritor moçambicano. Pesquisando na internet descobri Mia Couto e me interessei muito. A vendedora me informou que ele havia acabado de lançar o livro “Antes de nascer o mundo”, mais uma de suas obras que retrata o cotidiano africano. Li a resenha e adorei. Comprei.
As pessoas aqui têm muito orgulho de Mia Couto, que já recebeu vários prêmios literários. Ele nasceu em Beira (litoral moçambicano). Por ser biólogo de formação, atualmente tem uma empresa que realiza estudos de impacto ambiental e está morando em Maputo, capital do país.
Agora, imagina a minha surpresa, quando me deparo com ele no hotel onde estou (graças a aquelas fotinhas que colocam na orelha dos livros eu consegui reconhecê-lo...) !!! Ele é um dos sócios da empresa que está fazendo o estudo ambiental para a hidrelétrica.
Eu e minha timidez fomos até ele. Me apresentei e pensei:
- o que vou dizer? Ainda não li o livro... Acho melhor falar a verdade...
E foi isso que aconteceu. Contei toda a história e disse que estava ansiosa para ler o livro. Ele foi suuuppperrr simpático. Disse que tinha acabado de chegar do Brasil. Tinha ida ao Rio e SP pra lançar sua nova obra. Quis saber o que eu fazia no Brasil e quando contei, ele pediu meus contatos. Perguntou se tinha problemas me consultar quando começassem o trabalho com as comunidades aqui em Tete. Claaaaro que não, né!! É mais uma porta se abrindo.
Fiquei com vergonha de pedir o autógrafo no livro e tirar uma foto com ele. Mas, como ele contou que estará sempre por aqui, acho que não faltarão novas oportunidades...
Tô adorando isso aqui, gente!!!
Um grande problema
-
Um grande problema é que aprendemos a usar as palavras como se tivessem
vida por elas-mesmas. Quer dizer, aprendemos que o bom e o mau existem em
si-mesmo...
Há 5 anos
8 comentários:
Rê!
Adorei conhecer o início da saga... Em pouco tempo já foram muitas experiências interessantes!!!
Já estou curiosa para saber como vai ser ver os bichinhos inofensivos em seu habitat natural... ui! vai ser o máximo!!!
Abração para você e para o Paulo!
Clores
Arrepiei, Rê, com esse encontro! "Tudo tem o tempo certo"! Pelo visto, todas as coisas estão cooperando para o bem... e isso não é por acaso!
Bjocas, saudades...
Vanessa.
Oi Rê,
Eu e Lílian estamos adorando suas historinhas!
Mas dá uma saudade que "puta que o pariu"!!!!!!!
Bjão,
Daninha
Aqui... Renatinha com vergonha???
Essa é nova...rs
Re,
seu blog tá bombando por aqui... Virou leitura obrigatória na comunicação!
Bjs
Lu
Sério, Lu?!! Espero que estejam gostando... Depois me manda um email com as novidades dai.
beijo!!!
Imagine você trabalhando com ele, que fantástico??!!! Vou ficar na torcida!! Beijo lulu pra vc e pro Paulo!!
Renata! Acabei achando o blog, mas já tinha ouvido falar. Achei muito legal a forma como você tem percebido as coisas, a transparência, a abertura e a falta de julgamento em cada coisa leve, difícil, engraçada, diferente... Não tenho duvida de que você vai tirar o melhor da experiência. Boa sorte. Manda beijo pro povo aí e diz que eu tenho saudade.
Postar um comentário