quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Cahora Bassa

Estamos começando a planejar o que faremos em nosso próximo final de semana. Como já disse, não existem opções de lazer aqui. Para distrair a cabeça temos que nos aventurar pelas “maravilhosas” estradas moçambicanas.

Ainda não estamos dirigindo. Eu nem me atrevi a tentar. Um colega de empresa insistiu, mas fiquei receosa. A direção é mão inglesa e além disso, nunca dirigi caminhonete, ou carrinhas 4x4, como eles dizem...

O Paulo já deu umas voltinhas. Ligou o limpador de parabrisa ao invés de dar seta e errava a mão da marcha. Mas já tá ficando craque. Agora é só fazer com que o cérebro se acostume a olhar tudo pelo lado contrário...

Fora essas dificuldades, dirigir aqui é uma aventura e uma loucura! Tem criança pra tudo qto é lado, cabrito cruzando a pista, mulheres carregando o mundo em cima da cabeça e no meio da pista, motos, bicicletas na contramão, etc. Carro aqui é realmente uma arma. Os atropelamentos e acidentes são comuns e bem frequentes. Então, nesses primeiros dias estamos contando com uma pessoa para nos levar aos lugares. Melhor, né?!!

Bom, a intenção é irmos para Cahora Bassa, que fica na Vila de Songo, a 120 km da Cidade de Tete ou, como eles dizem por aqui, Cidád d Tét.

Cahora Bassa, que em uma das línguas locais, o nhúngue, significa "acaba o trabalho", é uma hidrelétrica. E como quase tudo aqui, está no Rio Zambeze. Ela é a quarta maior da África, em função do tamanho de seu lago. Atualmente, abastece Moçambique, Africa do Sul e o Zimbabwe.

Parece ser um lugar com temperatura mais amena e com uma paisagem bem interessante. A intenção é irmos no sábado e pernoitar por lá, se for possível. Segundo me disseram, no local podemos alugar um barco para passear pelo lago. Pelas fotos que já vi, é bem provável que iremos cruzar com hipopótamos, jacarés e outros bichinhos inofensivos... Já estou ansiosa para esse contato mais próximo com a fauna africana.

4 comentários:

Anônimo disse...

Rê, estou adorando acompanhar as suas aventuras. saudades!!!!
Dani Yukico

Anônimo disse...

Re
Sei que você vai gostar de Songo e o maravilhoso passeio de barco. Tente ficar no hotel que te falei à beira da represa. Mas, tem também o hotel do clube portugues.
E procura com calma... tem supermercado sim eheheh. São diferentes dos nossos... muiiito diferentes. Subindo a rua do hotel até o final dela, vire à direita e você terá 2 deles. O da calçada da pastelaria e da sorveteria é o melhor.
Não deixe de comer as chamussas de Dna.Guida, imperdíveis.
Adorei as fotos e deu saudades.
Bjs,
Valéria

Anônimo disse...

Rê, muito bacana seu blog, suas narrativas são impressionantes, dá para imaginar bem o que vocês estão vivendo por aí.
Se realmente for fazer esse passeio de barco e encontrar com os bichinhos inofensivos manda as fotos para a gente ver.
Manda um abraço para o Paulo.
Bjos
Poly

Anônimo disse...

Rê,
como te disse várias vezes, você me impressionada a cada dia... Que bom que deu tudo certo na viagem. Estou adorando acompanhar suas aventuras na Àfrica! Saudades de você... Mande um abraço para o Paulo.
Bjs
Lu