quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Que calor!

Hoje foi um dia infernal!

Não achem que estou me referindo a um dia péssimo, conturbado ou algo do gênero. Mas sim, a um dia infinitamente quente! Os termômetros marcaram 35 graus!

Tudo bem que no Rio de Janeiro a temperatura deve estar semelhante. O problema é a sensação térmica de uns 40 graus ou mais! Já que ne
m o vento, que todos os dias nos faz uma breve e agradável visita, quis aparecer hoje.

E a previsão é de um calor ainda maior para a próxima semana.

Eu ainda tenho como usar alguns paleativos como tomar água gelada e ligar o ar condicionado. Mas, a galera lá fora sente na pele a fúria do sol... Muitas casas não têm energia elétrica e ainda possuem telhado de zinco (tem condição?). Ainda não entendi muito bem porque... Não sei se essas telhas são doadas pelo governo, por ONGs... Só sei lá dentro a sensação é de estarmos em uma sauna. Um morador me contou que quando está muito quente as pessoas só entram em casa para dormir por volta de 0h. Horário no qual o calor já se dissipou e ninguém vai correr o risco de se desidratar...

Inteligentes são os moradores das palhotas. Eles constroem suas casas com argila e as cobrem com palha. Segundo me disseram, existe um método para vedar a palha e não permitir que, em épocas, raras, de chuva, a água entre em casa.

Outra coisa curiosa é o estilo de vida dessas pessoas. A rotina sempre acontece do lado de fora da casa. É lá que as mulheres cozinham e trabalham; que as crianças brincam, e também trabalham; que todos fazem suas necessidades fisiológicas; que acontece o convívio familiar e com a vizinhança, etc. A casa em si é apenas um local usado para dormir ou se proteger de animais selvagens, da chuva e do frio.

Bem diferente do nosso pobre mundo ocidental, né?!

2 comentários:

Nanda Mary Kay disse...

Hj aqui tb fez um calor infernal e igual ai... sem nenhum ventinho!!!! Foda

Unknown disse...

NOSSA ! AQUI TAMBÉM FEZ UM CALOR !! E NEN VENTO TEVE ..