sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O que aconteceu no dia 7 de setembro

Muitas pessoas me perguntaram porque aqui também era feriado no dia 7 de setembro. Então lá vai a resposta coletiva.

Foi nesse dia, no ano de 1974, que Portugal assinou o acordo com a Frelimo – Frente de Libertação de Moçambique, reconhecendo formalmente o direito desse povo à independência. Nesse documento também foi determinado em que termos se daria a transição e a data para a proclamação da república, que aconteceu em 25 de junho de 1975. Dia, propositalmente escolhido, para coincidir com o aniversário da fundação da Frelimo, que lutou por 10 anos pela independência do país.

Só que, infelizmente, o povo não teve paz. Já no ano seguinte começou uma nova guerra, a civil, a partir da criação da Renamo – Resistência Nacional Moçambicana, que teve apoio da antiga Rodésia (atual Zimbabwe) e da Africa do Sul. E assim foi até 1992, quando foi assinado o Acordo de Paz, em Roma.

Claro que as coisas não foram tão simples assim e nem dá pra contar a história de guerra de um povo em poucas linhas, nem é esse o meu propósito... Mas, quem se interessar, existe muito material sobre isso na internet e muitos livros também. Não se serão encontrados no Brasil...

O Paulo está lendo um que é bem completo, mas chato. Pois o livro derivou de uma tese. Chama-se Moçambique em transição.

Nenhum comentário: