Vale muito a pena! Pena que só pudemos passar um dia lá...
Saímos de Barranquilla às 9h. Nossa primeira pergunta foi: "tem algum risco de sequestro? É seguro viajar pelas estradas colombianas?". O motorista, Lewis, nos contou que já tem uns 5 anos que a guerrilha está mais controlada. Antes disso, segundo ele, era impossível ir de Barranquilla a Cartagena de carro. Era sequestro na certa.
Fiquei bem segura quando percebi que de 5 em 5 km existia uma blitz policial. Perguntamos se era por causa das FARC e Lewis disse que não. A razão era a loucura dos motoristas colombianos mesmo. E pudemos comprovar isso...
Após 30 minutos nossa primeira parada foi no Volcan del Totumo. O vulcão tem cerca de 2500 metros de profundidade e um cone de aproximadamente 15 metros, que foi formado pela lama que escorre da sua cratera.
Todo mundo vai lá interessado no banho de lama, que segundo disseram tem propriedades medicinais e estéticas. Quem entra nesse cone fica boiando na lama. Não afunda. E ainda recebe massagem dos nativos. Infelizmente não experimentamos, já que não tínhamos roupas apropriadas... Mas fiz questão de comprar a lama e tomar meu banho em casa. Recomendo demais!!!
Saindo de lá, seguimos 50km até Cartagena.
Que cidade encantadora!!! Ela é tombada pela Unesco como patrimônio cultural da humanidade. Suas cores azul, rosa, laranja e ocre, criam um clima muito aconchegante.
O centro histórico, palco de muitas batalhas contra piratas, possui inúmeros prédios coloniais espanhois e casas com varandas floridas que dão um charme rústico e único para o local. Além disso, essa área é cercada por muralhas com mais de 3 km de extensão e cerca de 400 anos.
A culinária local também é deliciosa. Almoçamos no "La Casa de Socorro". Experimentamos o Picada Tsunami, que é um mixto de vários frutos do mar. Cada um feito de uma forma. Para acompanhar arroz de coco e patacones. Tudo muito delicioso!
Retornamos por volta das 16h30, mas com uma vontade imensa de ficar por lá. Não nos arriscamos a sair mais tarde em função do "pequeno receio" de rodar a noite pelas estradas colombianas...
- Castilho de San Felipe (único motivo pra você sair da cidade murada)
- Palacio da Inquisição (Plaza Bolivar)
- Museo do Oro (Plaza Bolivar)
- Área de artesanato (no local onde antigamente servia de calabouço para presos)
- Passear sobre as mulharas da cidade
- Experimentar a nêspera, fruta que tem um sabor que mistura chocolate e açucar caramelado.
- Visitar todas as praças do centro histórico
- E tem muito mais. Só que não tivemos tempo pra aproveitar tudo de bom que a cidade tem para oferecer.
E esse passeio já me inspirou a programar minhas próximas férias:
2 dias em Cartagena
1 dia Isla del Rosario (bem pertinho de Cartagena)
3 dias na ilha de San Andrés - paraíso colombiano
Vamos?
3 comentários:
Que bacana!!! Muitas experiências num dia só, hein?
Eu sou apaixonada por cidades históricas e bateu uma vontade de ir tb...
Beijos e até a volta!!
Saudades...
Flávia
Flávia,
vale muito a pena! pode vir nas suas férias! Bem acompanhada então, é tudo de bom! A cidade é super romântica...
Beijão e até semana que vem!!!
Olá Renata!
Obrigado pelas dicas de Cartagena. Fiquei cheio de vontade ir lá. Há uns anos, houve uma temporada em que Cartagena das Índias foi um destino de veraneio popular em Portugal, mas depois deixou de falar-se da Colômbia. Toda a gente tem muito medo, mas há falta de informação realista que permita decidir ir ou não. Pela minha parte, mantive-me um pouco mais ao sul: estive, como lhe disse, na Argentina e no Chile até à véspera do Natal. Grande viagem! Depois mando-lhe um pdf da minha revista, quando publicar a reportagem.
Beijo,
Alexandre Correia
PS - E desejo-lhe um 2010 cheio de sucesso e de saúde!
Postar um comentário