domingo, 4 de outubro de 2009

Giro pela cidade

Há quanto tempo eu não via uma chuva, nem um chuvisco sequer... Acredito que já tinham uns três meses. E a bendita foi aparecer logo ontem... No dia em que resolvemos fazer um tour pela costa de Newcastle.

Uma pena! Se tivesse sol o passeio teria sido muito mais bacana.

Descobrimos que a cidade possui uma arquitetura muito bonita. Vários prédios históricos foram reformados pela prefeitura, depois do terremoto, e estão muito bem conservados. Aqui também existem muitas galerias de artes com novas exposições a cada dia. Principalmente de arte contemporânea.

A caminhada pelo centro da cidade foi muito prazerosa. Nem a insistente garoa e o vento conseguiram apagar o charme de vários coffee shops e restaurantes que vimos (é o que mais se tem por lá).

Também passeamos por algumas praias. E mesmo com o tempo ruim deu pra perceber elas são lindas e limpas. Mas ainda não consegui formar uma opinião sobre a piscina construída nas pedras. Como a maré estava alta, não dava pra distinguir o que era ou não mar. Mas ela é, no mínimo, muito interessante.


Ontem teríamos a oportunidade de sentar próximo ao porto e ficar a ver navios... Mas como o clima não ajudou, o jeito foi passar o tempo vendo vitrines. Fomos a um dos maiores shoppings de Newcastle: Kotara Shopping. Muito grande mesmo. Lojas de várias partes do mundo. Mas aqui não é um bom lugar pra compras. Principalmente para roupas. A moda australiana é bem diferente do que o brasileiro está acostumado. Você tem que garimpar muito pra encontrar algo com uma cara mais internacional. Exceção, claro, pra as marcas globais. Outro problema com relação à roupa são os tamanhos. As australianas, seguindo a tendência das americanas, são bem gordinhas. E adoram um hambúrguer, comida pronta, tomar um litro de suco no café da manhã. O segredo da “saúde” desse povo está batata frita e no bacon. Essas opções não ficam de fora nem na salada... Mas, voltando pro assunto... Os eletrônicos e afins também não possuem um preço muito diferente do que encontramos no Brasil. Enfim, aqui não é Miami ou New York...

O que mais gostei de conhecer foi a arte dos aborígenes australianos. Infelizmente, só consegui ver apenas algumas peças bordadas por eles, algumas bijouterias e cestos que estavam a venda em uma das galerias de arte. Incrível a criatividade, os desenhos típicos, as cores, o tipo de linha que usam. Adorei!!! Tentamos ver mais desse artesanato, mas o lugar que expõe estava fechado hoje. Mas pretendo voltar lá...

No geral, foi um bom passeio. Deu pra conhecer um pouquinho mais da história dessa cidade um tanto quanto diferente...


6 comentários:

Anônimo disse...

Tiaa coloca uma foto sua com a jaqueta da bilabong !

Unknown disse...

As vezes ai vc consegue achar um simbolo, dialeto que é bacana. Lembra que te pedi? Bjos

Unknown disse...

Oi! Sobre o artesanato aborígene, manda umas fotos depois pra gente ver?
Acho que o tema vale um post, não?
Nossa... Quanto tempo não entrar por aqui! Bateu saudadona...
Bjos, Flá Rocha.

Rutinha disse...

Renatinha...ontem o céu desabou aqui, menina... nada desse "chuvisco" que vc teve aí...rs
Dá uma olhada nas matérias...olha os vídeos...
http://globominas.globo.com/GloboMinas/Noticias/BomDiaMinas/0,,MUL1332423-9077-29257,00.html

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4027866-EI8139,00.html


Tentei achar a parte que fala do carro da Nanda, mas não consegui...
A chuva foi tão forte que arrastou o carro da Nanda pra uma lixeira... ela deu entrevistas e tudo... tá famosa! Mas no final terminou tudo bem e o carro tem seguro!!! Graças a Deus!
Bjão!

Rutinha disse...

Olha o carro da Nanda, ficou em cima da lixeira depois da chuva...

http://noticias.uol.com.br/album/091008bh_chuva_album.jhtm?abrefoto=3#fotoNav=4

Rutinha disse...

Olha a Nanda ficando famosa...rs
Detalhe: escreveram o nome errado...rs

http://globominas.globo.com/GloboMinas/Noticias/MGTV/0,,MUL1334225-9033-29816,00.html