terça-feira, 27 de outubro de 2009

Coisas que mais gosto

As três melhores coisas da Austrália, pelo menos em New South Wales:

- Transportes públicos

Aqui, eles são perfeitos. Não tem essa de ver gente dependurada do lado de fora de ônibus ou trens. E a timetable é seguida a risca. Os veículos são confortáveis e na medida certa pra transportar aquela quantidade de pessoas em cada horário.

Pego o trem duas por dia. Nunca tive problemas com atraso ou falta de lugares. Estão sempre limpos e são cercados por regras. E se você acha que alguém está tendo algum comportamento estranho ou infrigindo alguma das inúmeras normas, basta ligar para um determinado número e na mesma hora os seguranças chegam. Achei isso incrível, pois presenciei uma cena dessa. O trem parou em uma estação e de repente vi chegar em torno de 3 seguranças. Todos olhando seriamente pra dentro dos vagões, procurando algo. Em menos de 1 minuto eles estavam retirando dois jovens de dentro do trem. Pelo que pude perceber, os garotos estavam bebendo e incomodando as pessoas às 6h da manhã...

O preço do transporte público também tem um bom custo-benefício. Eu pago A$ 54,00 por semana para rodar 150 km por dia. Você compra o bilhete e não precisa validá-lo em nenhuma máquina ou mostrar pra alguém, não. Aqui tudo é na base da confiança. Vez ou outra vai vir um guardinha pedindo pra vero ticket. Comigo só aconteceu uma vez...

Já os ônibus, eu nunca usei. Mas conversei com muita gente que usa e não ouvi reclamações.

- Educação no trânsito

Até hoje não vi ninguém enfiando a mão na buzina por mero prazer ou apenas pra mandar o carro da frente andar mais rápido. Se você precisa cruzar uma avenida sem sinal de trânsito e isso é permitido, ninguém fica te pressionando com aquele barulho ensurdecedor. Todo mundo espera atrás, calmamente.

E se um pedestre coloca o pé na faixa, os carros param. Agora, se você tentar atravessar fora dela... Com certeza será atropelado.

Também não espere direção defensiva. Isso não existe, aqui. Todo mundo acredita e confia cegamente que ninguém (veículos e pedestres) irá infrigir as leis.

Nós passamos por uma situação constrangedora outro dia, exatamente por isso. Como não estávamos acostumados com o trânsito de Newcastle, não percebemos que deveríamos ter pegado o faixa da direita ao parar o carro no sinal. Quando caiu a ficha, resolvemos mudar de lado. E não é que vinha um táxi atrás... O cara ficou puto, já que ele quase bateu em nosso carro. Afinal, aqui ninguém espera que você vá mudar de direção de uma hora pra outra.

Outro dia quase vi uma japonesa morrendo. Ela estava tentado cruzar uma rua em local proibido. Estava perdida, coitada. Ninguém teve piedade... E ela não conseguiu. Se enfiasse o carro mais um pouquinho pro meio da rua, o céu ou o inferno seria seu destino certo.

- O pavor de incomodar

É sério! As pessoas tem pavor de incomodar as outras. O mantra do australiano é "sorry". Ouço essa palavra 100 vezes quando vou ao supermercado ou saio a rua.

Se alguém para o carrinho em frente a uma prateleira e de repente percebe que você está tentando pegar um produto no mesmo local onde ela estacionou seu troller... Ahhh, a pessoa quase morre de vergonha... Sorry!

Se atrapalham sua entrada na porta de uma loja, isso é o fim do mundo pra eles. Sorry!!!

Esbarrar sem querer em você na rua... nem pensar... Sorry, Sorry!!!

Entrar no carro dentro do estacionamento e não sair logo sabendo que a pessoa ao lado quer abrir a porta... jamais.... Sorry, again!!!

Mas não pensem que é porque eles se preocupam com os outros. É porque eles querem receber em troca o mesmo comportamento. Mas é o tipo de egoísmo que faz bem pra humanidade.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bommmmmmmmmmmm! Tempos sem passar pelo seu cantinho... Tô em contagem progressiva pra te ver!!!! Pena que aqui esse *tipo* de comportamento egoísta na funciona...