quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Sabe o que é guarda-redes, golo, remate?

Entenda tudo isso e muito mais (se conseguir) lendo essa reportagem que narra a saída de Moçambique (os Mambas) do CAN 2010. Eu me diverti!!!

CAN-2010 em Angola, sonho adiado
(O País - 21/01/10)


Odemwingie voltou a fazer das suas aos Mambas. Deu trabalho à nossa defensiva e marcou dois golos a uma selecção de Moçambique que praticava um futebol com princípio, meio, mas sem fim...

Terminou, sem brilho nem glória, a participação de Moçambique no Campeonato Africano das Nações.

A selecção nacional foi ontem afastada do CAN-2010, que decorre em Angola, após a derrota por 3-0 frente à Nigéria, que seguiu para os quartos de-final, na terceira e última jornada do Grupo C. Em desafio disputado no Estádio Nacional da Tundavala, em Lubango, as “Super Águias” fizeram recurso à sua experiência para derrotarem os Mambas, que até estiveram muito bem nos primeiros minutos da contenda.

Peter Odemwingie, avançado de 29 anos, com dois golos na partida (45 e 47 minutos), foi o carrasco dos Mambas, que aspiravam atingir os quartos-de-final deste certame.

Os Mambas, com algumas alterações no onze, com a entrada de Dário Monteiro e Fanuel, entraram destemidos procurando, desde cedo, o caminho para a baliza de Vicent Enyeama.

Aos 17 minutos, Paito, que esteve activo com incursões na ala esquerda, desferiu um potente remate mas a bola ganhou altura tendo passado por cima da baliza.

Quatro minutos volvidos, o médio Genito, num excelente gesto técnico, tirou um adversário do caminho e rematou rasteiro para a defesa atenta de Vicente Enyeama. Na resposta, Obasi, com um golpe de cabeça, viu o guarda-redes Kampango negar-lhe o golo num lance em que Fanuel se posicionou muito mal. Pouco depois, o perigosíssimo Peter Odemwingie trocou os olhos a Paíto e rematou colocado para uma defesa apertada de Kampango, que se mostrou seguro entre os postes.

Com melhor circulação de bola e ocupação dos espaços no meio-campo, os Mambas voltaram a criar perigo num livre cobrado por Genito, tendo valido a atenção do guarda-redes nigeriano.

Aos 31 minutos, Tico-Tico combinou muito bem com Dário Monteiro, tendo o avançado do Jomo Cosmos rematado para mais uma defesa de recurso de Vicent Enyeama. Perante uma Nigéria com um jogo pausado, Moçambique crescia cada vez mais no jogo. Num lance bem desenhado, Dominguez fez uma abertura para Paíto que encheu o pé, mas o esférico não levou a direcção desejada. A cinco minutos do intervalo, foi a vez de Miro testar os reflexos do guarda-redes das “Super Águias”.

Porém, aos 45 minutos, num lance em que Campira hesitou, Peter Odemwingie abriu as hostilidades no Estádio Nacional da Tundavala. Com o 1-0 a favor da Nigéria, as duas equipas recolherem aos balneários. A segunda parte começou praticamente com o segundo golo da Nigéria, num contra-ataque rápido da esquerda do seu ataque, com Yakubu a servir Odemwingie que bisou na partida.

Os Mambas até podiam ter chegado ao golo num lance em que Dominguez, na direita, centrou para área onde apareceu Dário Monteiro a cabecear para a defesa atenta do guarda-redes da Nigéria. A quatro minutos do final da contenda, Paíto perdeu o esférico para Obinna que rematou de primeira para a defesa de Kampango e, na recarga, Obafemi Martins fixou o resultado final em 3-0. Era o décimo sétimo golo do avançado do Wolfsburgo ao serviço da selecção nigeriana.

Nos quartos-de-final, a Nigéria vai encontrar, na próxima ronda, o primeiro classificado do Grupo D (Camarões, Tunísia ou Gabão).

Estão já nos quartos-de-final Angola e Argélia (pelo grupo A), Costa do Marfim e Ghana (B) e Egipto e Nigéria (C).

Nenhum comentário: